sábado, 6 de janeiro de 2018

Franciscanos participam do terceiro dia do Capítulo

Foto: Divulgação 

Por Província de Santo Antônio do Brasil

Neste sábado, 06 de janeiro, terceiro dia do Capítulo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, os frades se dedicaram à exposição dos relatórios do Secretariado Provincial de Evangelização e Missão e do Secretariado Provincial para a Formação e os estudos.

Na exposição do relatório do Secretário de Evangelização e Missão, Frei Gilmar Nascimento, OFM, foram apresentados os trabalhos pastorais nas quinze paróquias e no Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé – CE, assumidos pela Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil. A exposição também contemplou as outras Frentes de Evangelização da Província: a Assistência Espiritual e Pastoral às Fraternidades de OFS (Ordem Franciscana Secular), JUFRA (Juventude Franciscana), Pequena Família Franciscana (PFF), bem como às Irmãs Clarissas e às Irmãs Concepcionistas Franciscanas; o trabalho realizado pelo Comissariado da Terra Santa, a Frente da Comunicação; as Missões e o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC)
No tocante ao relatório da Secretaria Provincial de Formação e Estudos, Frei Rogério Rodrigues, OFM, relatou sobre os trabalhos nas etapas da Formação Inicial, que compreende o Serviço de Animação Vocacional, o Postulantado I e II, o Noviciado e o Tempo de Profissão Temporária; além da própria Formação Permanente.

Na tarde do mesmo dia seguiu-se a exposição do Relatório do Departamento Provincial de Administração e Economia, apresentado pelo Ecônomo Provincial Frei Severiano Alves, OFM, que relatou sobre a Economia e os bens da Província, sendo auxiliado pelo analista contábil da Província, Leivson Percílio.

Seguindo a pauta de relatórios, Frei Paulo Araújo, OFM, apresentou a situação do Sistema de Comunicação presente no Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé – CE, particularmente no que se refere às Rádios. Frei Paulo relatou sobre a programação diária da Rádio FM Educativa Santa Clara e da AM São Francisco, bem como sua sustentabilidade financeira, que é provida pela venda de artigos religiosos no Santuário de Canindé.

Concluindo as atividades deste dia, foi apresentado o Relatório sobre a presença da Província na Alemanha, a saber, nas cidades de Bardel e Mettingen, onde os frades assumem trabalhos pastorais e educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário