sábado, 17 de fevereiro de 2018

Egresso do IFCE de Canindé lança livro infantil sobre luto

“Dizem que as Avós são Estrelas” é a primeira publicação de Cauê Jucá
 



“Ano passado, Maria foi passear na casa da vovó Rita. Foram os melhores dias da vida dela! Durante a viagem, mal aguentava de ansiedade e não cansava de perguntar à mãe se estavam perto de chegar. Ao ver a casa da fazenda, seus olhos brilharam de felicidade”. Assim começa Dizem que as Avós são Estrelas, livro infantil publicado pelo técnico em Telecomunicações Cauê Jucá, formado pelo campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Aos 18 anos, Cauê lança seu primeiro livro, fruto de uma trajetória literária iniciada ainda na meninice. Filho, neto e sobrinho de professores, ele aprendeu a ler aos quatro anos de idade com a avó que inspirou o texto publicado pela Darda Editora. “Minha avó sempre dizia que não basta saber ler: você tem que ler coisas boas”, lembra Cauê. “Ela sempre me dava livros infantis para ler; o que marcou a minha infância foi O Mágico de Oz, que eu lia todos os dias, com ela e sem ela também”.
A história de Maria e Rita, narrada por palavras e ilustrações em Dizem que as Avós são Estrelas, reflete a vida e o amor de Cauê e Terezinha. Ao perder a avó, o autor sentiu a dor adulta e a incompreensão infantil frente à morte de alguém querido. Do turbilhão de sentimentos, surgiu um livro que se propõe a tratar, com sensibilidade e leveza, o luto pela perspectiva de uma criança.
“Eu perdi minha avó quando era adulto, mas foi um choque muito grande porque eu não tinha sido preparado em nenhum momento da minha vida para perder pessoas, embora seja natural. E aí eu fiquei pensando em como as crianças lidam com isso, porque esse tema fica por debaixo dos panos, ainda é um tabu e a gente precisa falar sobre a morte”, explica Cauê.
Circundando a temática principal do luto, o livro aborda também assuntos como a relação entre avós e netos; a alimentação tradicional do Sertão Central do Ceará, essencial para a cultura local e para a afirmação de identidade; o resiliente hábito da contação de histórias e a importância da leitura. A obra está sendo negociada com a Secretaria de Educação de Canindé para ser incluída na lista de paradidáticos nas escolas públicas do município.

Mais informações:
Dizem que as Avós são Estrelas
Autor: Cauê Jucá
Editora: Darda Editora
Páginas: 12
Preço: R$30 / Compre pelo site da editora ou diretamente com o autor

Informações do IFCE Canindé

Nenhum comentário:

Postar um comentário