quinta-feira, 26 de julho de 2018

Secretaria de Saúde inicia cadastro de combate ao tabagismo em Canindé

O Governo Municipal de Canindé, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um programa de combate ao vício do tabagismo. De acordo com o site da prefeitura, o atendimento será feito pelo CAPS-AD e atenderá pessoas que desejam parar de fumar no município.
De acordo com as informações divulgadas pela prefeitura, as inscrições para as pessoas interessadas teve início no dia 16 de julho, no CAPS-AD, na rua Contorno Oeste, s/n – bairro Conjunto Habitacional (Antigo prédio do PSF ).

Para quem deseja abandonar o cigarro, precisa se inscrever no programa que contará inicialmente com 60 vagas disponíveis. O tratamento será realizado em um período de 12 semanas e contará com apoio da equipe multiprofissional.
Segundo a prefeitura, o único pré-requisito para participar do projeto é desejar parar de fumar, e não há necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio, basta comparecer ao CAPS de Canindé munido de documentos pessoais e fazer a inscrição.
O governo deve ainda fazer uma campanha disponibilizando adesivos como apoio para quem deseja abandonar o tabagismo.
De acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica — resultante da dependência à droga nicotina — e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, DPOC e doenças cardiovasculares.  Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário