segunda-feira, 23 de julho de 2018

Trabalhadores enfrentam dificuldades para agendar perícia do INSS pelo 135, diz presidente do Straaf de Canindé

Trabalhadores denunciam que sistema está congestionado



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando segurados para fazerem revisões de seus benefícios por incapacidade. Trata-se de mais uma etapa do pente-fino do órgão, que tem convocado para novas perícias médicas aqueles com menos de 60 anos de idade e que estão há mais de dois anos sem passar por uma reavaliação médica do Instituto. Essas pessoas terão de entrar em contato com a Central de Atendimento 135, para agendar o novo exame.

Porém, quando os beneficiários tentam entrar em contado com o órgão através do 135, não conseguem fazer o agendamento devido ao congestionamento. A reclamação está sendo feita pelos agricultores do município de Canindé. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé – Straaf Canindé, Marinha Uchôa, há pessoas que passam o dia tentando e não conseguem fazer o agendamento para realizar a marcação da perícia médica. Mariinha também apresentar outras demandas que não são atendidas por parte do INSS, dentro das expectativas dos trabalhadores (a) rurais de Canindé.



De julho a agosto, foram convocados 178.933 segurados para fazerem revisões de seus benefícios. 
A convocação foi feita pelo Diário Oficial da União, porque o INSS recebeu de volta as cartas enviadas aos segurados pelos Correios, com base nos endereços cadastrados no Sistema Único de Benefícios (SUB).
O pente-fino do INSS nos benefícios por incapacidade teve início em 2016. Numa primeira etapa, o órgão deu prioridade à reavaliação dos auxílios-doença. Este ano, o foco são as aposentadorias por invalidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário