O projeto “Control Sleep – Um app
gratuito para monitoramento da sonolência em condutores de veículos”1 da
EEEP José Vidal Alves, que tem como autores o professor Carlos Estevão
(orientador) e as/os estudantes Francisca Sabrina Sabino Mendes, Jose
Djavan Pereira Torres, Maria Ianne Braz Castro e o professor Jonas
Saraiva (coorientador), conquista 1º lugar no Ceará Científico
Digital 2021, na categoria de Robótica Educacional.
A cada edição do Ceará
Científico – projeto da Secretaria da Educação (Seduc) que faz parte da
política de popularização das ciências, cultura e tecnologia do Governo do
Ceará – são apresentadas novas soluções para demandas reais da sociedade. A
iniciativa, que coloca o jovem no centro do processo produtivo do conhecimento,
ocorre neste ano de maneira virtual e conta com o engajamento expressivo das
escolas da rede pública estadual. O evento teve início na última quarta (8) e
segue até esta sexta-feira (10), com programação no Youtube e no Google Meet.
Os trabalhos de pesquisa são desenvolvidos pelos alunos, com o
auxílio de professores orientadores, e promovem um legado criativo para a
posteridade, demonstrando o potencial da escola pública cearense.
Sonolência ao volante é considerada um dos principais motivos de
acidentes de trânsito no Brasil. Percebendo esta realidade, um grupo de alunos
da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Vidal Alves, em
Canindé, desenvolveu um mecanismo capaz de identificar sinais de adormecimento
por parte do motorista, que emite aviso em caso de necessidade.
O projeto foi denominado
“Control Sleep – Um app gratuito para monitoramento da sonolência em condutores
de veículos”. Trata-se de um aplicativo de smartphone que capta a visão do ser
humano, inclusive em ambiente escuro. Utilizando a câmera do celular e uma
placa de LEDs infravermelhos, feita com materiais reaproveitados, é possível
reconhecer movimentos faciais e alertar o motorista para que procure um local
para repousar.
O acessório emite uma luz invisível a olho nu. Ao todo, quatro
pontos de LED retirados de controles remotos antigos são soldados em uma
pequena placa circular, que é colocada em volta da câmera frontal do celular. A
alimentação elétrica do dispositivo pode ser fornecida pela própria bateria do
smartphone, ou então pela porta USB no painel do veículo.
“A necessidade de uma aplicação dessa em um país como o Brasil é
grande, pois são muitos os profissionais que atuam nas estradas. A carga
horária destes trabalhadores costuma ser extensa, o que não é recomendável.
Após horas sem dormir, o condutor pode apresentar a falta de reflexo e de
atenção que se equipara à de uma pessoa embriagada, correndo o risco de perder
o controle na pista, devido ao sono”, explica o estudante Djavan Torres, um dos
membros da equipe desenvolvedora do Control Sleep. O projeto foi orientado pelo
professor Estevão Sousa.
Reprodução/Seduc e Cred 7
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