A paróquia de São Francisco das Chagas reinaugurou, no último sábado, 19/02, a Igreja do Cristo Rei, conhecida como Igreja do Monte.
Inaugurada em 30 de junho de 1915, ano de grande seca no estado do Ceará, a Igreja do Cristo Rei, mais conhecida como Igreja do Monte, arquitetada e construída por Thomaz Barbosa Cordeiro, teve o início de suas obras em 1909, sendo definitivamente concluída somente no ano de 1917, com o apoio da população, que carregava os tijolos em procissão até o local da construção.
A construção da Igreja do Cristo Rei, no bairro do Monte, se deu diante da determinação de Frei Cirilo de Bergamo, depois de ordenar a colocação de uma cruz de madeira vinda da Serrinha do Limoeiro, no local onde então seria construída a Igreja do Coração de Jesus, que posteriormente passaria a ser devotada ao Cristo Rei.
A atual reforma orçada em R$ 107.568,32 modificou instalações elétricas, pintura e afrescos, ganhando uma nova inluminação nos padrões da existente na Basílica de São Francisco, dentre outros detalhes nas partes internas e externas da igreja, sem descaracterizar a originalidade daquela ermida, considerada a 15ª estação da via sacra que inicia-se na Igreja de Nossa Senhora das Dores.
Esta reforma foi idealizada pelo pároco Frei João Amiltom, que se mostra bastante feliz com o resultado das obras, que foram coordenadas pelo engenheiro Maurício Rabelo, o mesmo que foi responsável pela última reforma por que passou a Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário