O ex-pároco de Canindé, Frei Lucas Dolle faleceu, na manhã de hoje, terça-feira, 26 de fevereiro de 2013, vítima de um acidente automobilístico na Bahia.
Frei Lucas Dolle iniciou seus trabalhos como pároco de Canindé no ano de 1967, onde permaneceu por cerca de 20 anos, realizando um trabalho marcante na evangelização de paroquianos e romeiros de São Francisco das Chagas e contribuindo de forma grandiosa para o desenvolvimento do município como um todo.
Em homenagem ao valoroso franciscano Frei Lucas Dolle, por tudo o que ele representa para Canindé e para os canindeenses e romeiros de São Francisco das Chagas, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, decretou três dias de luto no município.
eternas saudada desse padre ,estamos de luto canindé.
ResponderExcluirA Escola CEntro Educacional Cenecista Sao Francisco CNEC,esta de luto e as aulas hoje foram suspensas,pois Frei Lucas foi o fundador da escola.
ResponderExcluirÉ uma pena agente não poder se despedir desse homem de grande valor para o nosso Canindé,Frei Lucas, descanse em paz.Eternas saudades!!!
ResponderExcluirA Família EJC de Salvador, também chora por essa perda!! Sabemos de todos os seus feitos e o que fica para nós é a sua diposição incondicional em transmitir o amor de Deus para seus semelhantes. Deus esteja contigo querido Vovô.
ResponderExcluirÉ uma grande perda, conheço Frei Lucas desde que nasci, participou muito do desenvolvimento do município, eternas saudades!
ResponderExcluira populaçao de triunfo PE, também chora com sua partida tão rapida! Descanse em paz frei lucas, ao lado de cristo jesus!!
ResponderExcluirNoticia tristissima. Frei Lucas è uma parte de Caninde que vive em cada um de nos, lamento profundamete. mas como dizia Sao Joao Joao da Cruz; " A vida è para servir a Deus, a morte para encontra-lo e a eternidade para possui-lo. Va com Deus e sao Francisco Frei Lucas e do ceu mas vizinho de Sao de Francisco proteja o nosso Caninde.
ResponderExcluirEU FCO CAMURÇA CIMTO UMA PERCA MUITO GRAMDE DE UMA PESSOA AMIGA DE TODOS OS DE CANINDE E POR ONDE AMDOU SO DEIA SAUDADE VAI COM ,DEUS.
ResponderExcluirEle estará sempre presente em nossos corações e em nosso Canindé, mesmo não sendo enterrado aqui. Que os anjos te recebam lá no céu. Estamos de luto.
Eternas Saudades! Frei Lucas descanse em paz. Triunfo/PE - Estamos de luto.
ResponderExcluirEternas saudades de nosso querido pároco frei lucas.
ResponderExcluirEternas Saudades, de um grande homem , descanse em paz, junto a Deus ! Vilanir Coelho !
ResponderExcluirEternas Saudades, de Frei lucas, um grande homem para Canindé, descanse em paz junto a Deus,!
ResponderExcluirTriunfo, sente sua partida...
ResponderExcluirSe tem um homem que queriamos conosco para sempre, esse era Frei Lucas.
Um aperto enorme no coração! Descanse em paz!!
Nubia Barroso.
ResponderExcluirCanindé parou no que Frei Lucas deixou, descance em paz a saudade do povo canindeesnce será eterna.
nao ha conhecia mas mim sensibilizou muito,descanse em paz.érica triunfo.
ResponderExcluirfrei lucas vai con deus pio de maraguape
ResponderExcluirÍtalo
ResponderExcluirDeus só escolhe para o convivio ao seu lado as pessoas de valor tanto moral como espiritual,portanto agradecemos a deus por termos tido o previlegio de um convivio com uma pessoa que só nos deu alegrio e valorisou o nosso querido caninde.
Frei Lucas va em paz e o senhor vos guie e nos abençoe.
Ai que saudade imensa. Sonhava ver Frei Lucas novamente em Canindé mas... os planos de Deus são insondáveis e perfeitos. Que Frei Lucas descanse na glória eterna! Tânia
ResponderExcluirRoseneide Cerqueira, Neide como ele me chamava, sua eterna secretaria de Salvador-Bahia.
ResponderExcluirFrei Lucas, homem, sempre disposto, sempre tolerante, sempre acolhedor,humilde e nunca sem alegria foi embora! Fiquemos fortes e dispostos, humildes e acolhedores, sempre tolerantes, sempre alegres. Descanse em Paz Dolle.
Saudades eternas.
Canindé esta parado no que ele constroiu..........
ResponderExcluirFREI LUCAS DOLLE EXEMPLO RELIGIOSO DE ACAO, EXEMPLO DE IGREJA PROGRESSISTA, DESCANSE NA PAZ DO SENHOR!
ResponderExcluirO hino Raia Aurora, no verso final do seu refrão, diz "lá do céu abençoe Canindé". Pois bem, um dia, em 1967, lá do céu Deus abençou Canindé e fez chegar à cidade um jovem frade alemão, carismático, sério, trabalhador, e extremamente empreendedor. E então Canindé mudou e viveu seus 21 anos de maior progresso. Sem nunca se embrenhar em política ou partidarismo, Frei Lucas terminou sendo o maior estadista que passou por Canindé. Vamos tentar enumerar o que fez: CENEC, Avenida e Via Sacra do Monte, as tradicionais Missas dos Vaqueiros e Violeiros, Casa Paroquial, Catequese, Quadra Paroquial, Grupo de Pioneiros, Lar de Idosos São José, Hospital e Maternidade Regional São Francisco, Museu São Francisco, Zoológico São Francisco e a Praça do Romeiro, que ele pessoalmente empenhou-se em conseguir junto ao então governador, Tasso Jereissati, e que não pode ver concluída pois foi transferido. Você consegue imaginar Canindé sem tudo isto? Além de um grande empreendedor foi para Canindé um grande pastor. Incentivou os grupos leigos como Catequistas, Coral São Tarcísio, JUFRA, Marianos, Mães Cristãs, dentre outros; visitavas e celebrava missas nos distritos mais distantes. Dom Aloisio Lorsheider, cardeal que à época chefiava a arquidiocese, gostava muito de Frei Lucas, o fez Vigário Episcopal e tentou muito fazê-lo bispo de Tianguá. Mas o Vaticano recusou, porque Frei Lucas tinha um dedo amputado. Dá para acreditar? Mas é verdade. Quem me contou foi o próprio Frei Lucas. É que há uma lei canônica que proibe bispos com qualquer amputação ou defeito físico (pena que não proibe com defeito de caráter). A Igreja Católica nem imagina o bispo que deixou de ter. Infelizmente, em 1988, a Ordem Franciscana o retirou de Canindé. Lembro do dia; foi um triste dia. Foi muito bom para Triunfo-Pe, Salvador-BA e Cairú-BA, cidades abençoadas pelo trabalho de Frei Lucas após sua saída de Canindé. Mas para o segundo maior santuário franciscano do mundo, desde aquele triste dia de 1988, foi só decadência, polêmicas, perseguições e vergonha. Frei Lucas se sentia um canindeense; pretendia retornar para terminar seus dias aqui após concluir a reforma da Igreja de Cairú. Teria sido uma grande honra para Canindé que Frei Lucas tivesse retornado para morar e que um dia pudesse ser sepultado na sua Canindé. Mas creio que Deus foi bondoso com ele, pois o retirou subitamente, sem dor, em plena atividade e lucidez, como ele mesmo falava preferir. Morreu trabalhando. Obrigado ao Senhor Deus por ter nos dado Frei Lucas, ele foi uma benção para Canindé e para os canindeenses. Mário Guerra
ResponderExcluir