O santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, realizou na tarde desta quinta-feira, 30, uma missa e logo em seguida uma Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade para marcar o dia de Corpus Christi. Três Bençãos foram realizadas em diferentes paradas com a participação dos frades, Frei Pedro Junior, Frei João Sannig e Frei João Amilton.
As ruas por onde a procissão passou foram todas ornamentadas pelos moradores; uma multidão de fiéis participou do evento religioso.
A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia. A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.
A celebração do Corpus Christi teve origem no século 13, mais precisamente em 1243, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Jesus Cristo que apontava não haver festas para honrar esse sacramento.
A Bíblia diz que durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e em seu sangue. Através da Santíssima Eucaristia, Jesus mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar.
O Pároco Frei João Amilton conduzia o Ostensório do Corpo de Cristo, símbolo de fé, que emocionava os devotos que de suas casas assistiam o cortejo e os que acompanhavam a procissão, nesta tarde, em Canindé.
Fotos: Otacílio Duarte
Fotos: Paulo Júnior Anastácio
Fotos: Everton Félix
Nenhum comentário:
Postar um comentário