MANIFESTO EM DEFESA DOS ROMEIROS DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE CANINDÉ
Nós Cidadãos e Cidadãs Canindeenses, juntamente com a Comunidade Religiosa dos Franciscanos e Franciscanas, subscrevemos o presente MANIFESTO para conhecimento dos Meios de Comunicação e das Instituições do Poder Público, sejam do Executivo, do Legislativo e Judiciário, também do Ministério Público e dos Órgãos de Controle, bem como das Organizações da Sociedade Civil e demais instituições nacionais e internacionais, pelo que expomos:
1. Recentemente em 05/09/2014 foi emitida uma Recomendação Conjunta 001/2014 por inciativa do Ministério Público da Comarca de Canindé, que causa hoje graves impedimentos para a religiosidade do povo e enormes prejuízos para a economia de nossa Cidade de Canindé.
2. O Município de CANINDÉ e os Representantes do Santuário Franciscano foram sempre cautelosos quanto ao tema Transporte de Pessoas no Nordeste do Brasil e defendemos flexibilidade dos órgãos de trânsito pois TRANSPORTE REGULAR e infraestrutura viária adequada, ainda é uma realidade distante em nossa região pobre, também alertamos da pouca orientação e da ausência dos serviços de regularização do DNIT, ANTT e DETRAN em muitos lugares distantes do Norte e Nordeste.
3. Acontece que foi montada uma Operação Rigorosa de Fiscalização que tem retido centenas de veículos nas estradas federais e estaduais, inclusive caminhões que conseguiram emitir as AET (Autorizações Especiais de Transporte) e também inúmeros ônibus por não pertencerem a Empresas de Turismo.
4. Desde o início das festividades em 9 de outubro até agora, foram impedidos mais de 200 veículos de chegarem a Canindé, causando constrangimento, sofrimento e revolta aos peregrinos devotos de São Francisco. Se continuar essa Operação, chegaremos ao final da Festa 2014 com uma diminuição drástica no número de visitantes e teremos acumulado prejuízos incalculáveis para nossa economia local e regional.
5. Queremos preservar os interesses dos romeiros. Queremos tolerância à sua cultural e secular prática religiosa. Defendemos o fortalecimento da economia local baseada no Turismo Religioso, fundamental para a subsistência de milhares de famílias de ambulantes, logistas, trabalhadores de bares, restaurantes hotéis e setores de serviços.
EM DEFESA DOS ROMEIROS DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE CANINDÉ, subscrevemos e exigimos providências urgentes das autoridades envolvidas, no sentido de parar a Operação atual e colocar em andamento alternativas do tipo "escolta de comboios" e outras medidas adequadas para os romeiros chegarem a Canindé.
Canindé - Ceará - Brasil, em 16 de outubro de 2014
Texto/Palavras do Prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino
Nenhum comentário:
Postar um comentário