quarta-feira, 17 de junho de 2015

Casa da Mulher Brasileira amplia proteção a vítimas de violência

Em 2015, foram inauguradas duas Casas da Mulher Brasileira, a primeira em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em fevereiro. A segunda, em Brasília, no último dia 2 de junho. As Casas funcionarão 24h durante todos os dias da semana. De acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência (SPM), desde que foi inaugurada, a unidade de Campo Grande já fez mais de 9 mil atendimentos.

Um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a Casa da Mulher Brasileira reúne em um único espaço serviços para atender as vítimas de violência; como delegacia especializada, juizado, defensoria pública, promotoria, alojamento de passagem, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda.

A Casa também conta com uma central de transportes, que vai possibilitar o deslocamento das mulheres a serviços complementares da rede de atendimento, como Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Instituto Médico Legal, abrigos, e para a rede socioassistencial. Além de brinquedoteca, com estrutura, alimentação e acompanhamento profissional às crianças que acompanham as mulheres no processo de atendimento.

Concentrando todos os serviços especializados em um mesmo ambiente, o governo pretende facilitar e dar mais agilidade ao atendimento das vítimas.
O governo federal também pretende que todas as capitais tenham uma casa desse tipo. Com exceção de Pernambuco, que ainda negocia com o governo, todas as unidades da Federação aderiram ao programa. Segundo a Secretaria, 18 estados já assinaram o termo de adesão, enquanto os demais ainda definem o local de construção do complexo.

A Casa da Mulher Brasileira faz parte de uma parceria entre União e Estados, o governo federal cede o terreno e custeia a obra, o estado ou município participa com os servidores e serviços essenciais como limpeza, copa e transporte.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário