Lideranças de seis municípios da região do Sertão de Canindé – que inclui também os municípios de Boa Viagem, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti – elegeram como prioridades regionais questões relacionadas à saúde e à geração de empregos durante a oficina de monitoramento participativo do Plano Plurianual (PPA) realizado nesta quinta-feira (dia 20) no Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), no campus Canindé.
“Tivemos sérios problemas com questões de segurança até meados desse ano, mas com a vinda recente do grupamento militar Raio, a situação melhorou muito”, observou a prefeita de Canindé, Rosário Ximenes. “O que temos como prioridade agora é dinamizar o setor de turismo religioso no município, que chega a atrair mais de três milhões de devotos de São Francisco de Assis no mês de outubro.”
Segundo a prefeita Rosário Ximenes, já existe entendimento com o governo estadual para consolidar obras de acessibilidade nos “corredores religiosos” da cidade, que também tem com datas importantes o meses de maio e dezembro. “Próxima semana, juntamente com autoridades do Governo, estaremos visitando o estado de Santa Catarina para tentar atrair mais empregos na área de manufatura industrial”.
“Outra questão que vamos ponderar durante essa oficina do PPA é a necessidade de qualificar profissionais de saúde nos municípios, para que a atenção básica a mães e crianças cheguem de modo mais efetivo”, acrescentou Vânia Cavalcante. Já para o líder comunitário Francisco Sérgio, questões como a cultura regional precisam de mais atenção. “Ninguém vive só para economia de modo estrito. Temos uma cultura rica nessa região e precisamos levar isso em conta”.
Antonia Antonieta da Silva, que lidera uma associação dedicadas às mulheres dos seis municípios da região de Canindé, por sua vez, deseja que o PPA apóie de melhor forma a produção e comercialização de produtos dos pequenos produtores. “Projetos como o Mandala (de hortifruticultura e criação de pequenos animais) ou barragens de enxurradas precisam de mais atenção e investimentos. Também é importante um selo social para os produtos de origem familiar”, concluiu.
Nesta sexta-feira (dia 21) técnicos do governo, lideranças comunitárias, representantes dos poderes públicos e a sociedade civil estarão reunidos na região de Itapipoca, a partir das 8 horas na Facedi – Uece, na avenida da Universidade, Bairro Madalena, em Itapipoca. Em discussão estará o Plano Plurianual 2016-2018 e a possível necessidade de revisão e ajustes para os próximos 18 meses. Semana que vem, as reuniões do PPA acontecerão em Acaraú, Sobral e Tianguá.
Assessoria de Comunicação da Seplag
Nenhum comentário:
Postar um comentário