quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Governador entrega Escola de Ensino Médio em assentamento de Canindé


Após bons resultados na Educação, divulgados quarta-feira (25) e que colocam o Ceará em posição de destaque no Nordeste e no Brasil, o Governo do Ceará entregou, nesta quinta (26), mais uma Escola de Ensino Médio, desta vez no município de Canindé.

O novo prédio fica localizado no assentamento Santana da Cal, tem capacidade para atender até 540 estudantes, de 36 comunidades do município, nos turnos manhã e tarde.

Acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Educação, Idilvan Alencar, o governador Camilo Santana compartilhou a emoção de inaugurar mais um equipamento da educação. “Sempre me emociono quando entrego uma escola ou realizo uma ação na educação, mas hoje me emocionei mais. É uma escola que se diferencia das demais, porque ela acolhe filhos de agricultores, homens e mulheres do campo que trabalham diariamente para garantir a educação dos filhos”, dividiu o governador. “É uma escola que representa a resistência de gente que vive e quer viver no campo”, continuou.
O titular da Seduc também antecipou que, além desta, outras quatro escolas estão em construção: duas em Canindé – em Logradouro e Conceição Salitre; uma em Quixeramobim, em Nova Canaã; e outra no município de Mombaça, em Salão. “Nós respeitamos o projeto pedagógico desta escola. E é com alegria que, das 15 escolas estaduais em funcionamento na região, esta é 2º lugar nos resultados”, comemorou.

“É uma alegria que o governador entregue oficialmente esta escola, fruto de tanta luta e reivindicação pela educação, uma luta dos trabalhadores. E eu sei que esta é uma pauta cara para ele (Camilo Santana), principalmente pela formação dele, pelos princípios com que ele se guia na administração pública”, compartilhou a vice-governadora Izolda Cela. “Um governo inteligente começa pela educação”, acrescentou a prefeita de Canindé, Maria do Rosário.

Com a nova unidade de ensino, o Ceará passa a contar com oito escolas em funcionamento em assentamentos rurais localizados em Canindé, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Santana do Acaraú – atendendo cerca de 1.800 alunos.

A escola foi construída, mobiliada e equipada com recursos estaduais e federais, somando investimento de R$ 4.1 milhões. São seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e Ciências, além de quadra poliesportiva.

O diretor da escola, Erivando Barbosa, classifica a unidade como “simbologia para a classe trabalhadora da região”. Ele relaciona a instalação do prédio no assentamento com a luta dos trabalhadores do campo. “A palavra que mais define é isso: conquista. Mas essa conquista só estará completa se os trabalhadores continuarem garantindo que essa escola esteja a serviço dos interesses da classe trabalhadora, na produção do conhecimento para a dignidade da vida no campo”, avaliou.

A aluna Emily Teixeira, de 17 anos, mora na zona urbana de Canindé, onde também tem outras Escolas de Ensino Médio. Ela conta, porém, que a unidade instalada no assentamento é como uma casa, por isso enfrenta diariamente os cerca de 24 quilômetros que distanciam o Centro da cidade de Santana do Cal. “A escola do campo representa uma pedagogia muito linda, que se utiliza da metodologia de Paulo Freire. É uma escola puxada pelo movimento social, o que contribui pra nós construirmos uma base de força e democracia”, afirmou.

Por ser instalada em área de assentamento, a unidade apresenta componentes curriculares diferente das escolas regulares convencionais. Em dois dias da semana, os alunos ficam na escola em tempo integral, tendo acesso a disciplinas como Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, ministrada por um agrônomo. Os conteúdos extras somam 8 horas-aula à carga horária padrão. “São disciplinas de base. Chamamos assim porque, no momento em que nos formamos aqui, nós estamos assumindo um papel importante, principalmente com a educação no campo”, explicou Emily.

Para o diretor da unidade, esses elementos que compõem a pedagogia da escola faz com que muitos saiam da sede da cidade para ter acesso à educação. “É a identificação com a filosofia da escola. Nossa escola pretende romper com o paradigma da escola tradicional,buscando trabalhar, também, a formação humana. É uma educação que não está voltada apenas para atender aos interesses do mercado”, orgulha-se o gestor.


Com informações da assessoria do Governo do Ceará 

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