Exame pode ser disponibilizado mediante solicitação do proprietário do animal
O Setor de Endemias do Município de Canindé está disponibilizando o teste DPP Leishmaniose Visceral Canina. A informação é do Coordenador de Endemias Gustavo Justa.
Os insumos para a realização dos testes foram distribuídos pelo Governo do Estado do Ceará através da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ªCRES).
A Leishmaniose Visceral é transmitida aos cães e ao homem pela picada do mosquito chamado de flebótomo e pode ser fatal caso seja transmitida para seres humanos principalmente em crianças e idosos.
Segundo informou Gustavo Justa, o exame pode ser disponibilizado mediante solicitação do proprietário do animal ou através de visita do agente de endemias se perceber suspeitas em algum animal nas visitas periódicas as residências.
Caso o proprietário de um cão suspeite que o animal pode estar com a doença deverá se dirigir ao setor de Endemias na Rua Célio Martins, 655, no bairro Imaculada Conceição.
Os principais sintomas da doenças nos animais são o cachorro começar a emagrecer rapidamente, começa a apresentar sangramento nasal ou oral, apatia e sério problemas nos olhos.
Outros sintomas do Calazar em cães é o crescimento das unhas de forma exagerada e febre constante. É possível notar o crescimento do abdômen devido ao aumento de alguns órgãos, por exemplo, fígado, baço. E o cão passa a apresentar problemas renais.
A doença pode ficar incubada de 3 meses a 6 anos no animal infectado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário