sexta-feira, 22 de abril de 2011

Júlio Cézar Alemão divulga carta aberta ao povo de Canindé


Comentários: Mensagem dirigida aos Políticos e Sociedade Canindeense.
DESPERTA CANINDÉ!
HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL :“Uma Eleição politiqueira direcionada com cartas marcadas”
Buscando conscientizar a comunidade canindeense da importância da participação de todos na solução dos problemas sociais, focalizando principalmente o processo político estabelecido por sua Exelência Governador do Estado Cid Ferreira Gomes para escolha do município onde vai ser construído o Hospital Regional do Sertão Central, peço permissão para expressar minha opinião quanto a real possibilidade de conseguirmos obter votos suficientes dos municipios que irão compor a Macrorregião do Sertão Central e dos Inhamuns  para que o Município de Canindé possa se credenciar  a receber este importante e magnífico equipamento de Saúde Pública.
É do conhecimento de todos, inclusive dos próprios técnicos do Governo do Estado, que a localização geográfica do município de Canindé, com acesso facilitado através da BR-020 e CEs aos 20 municípios que irão compor a nova Macrorregião de Saúde do Sertão Central, ou seja tecnicamente é o Município Estratégico em todos os sentidos para servir de base facilitando  o acesso da população desta Macrorregião para um Hospital Terciário, desafogando suas referências para os serviços de Saúde de alta complexidade “terciário” do HGF e IJF em Fortaleza.
Outro fator importante é o cenário do turismo religioso Franciscano do Município de Canindé, reconhecido como o Santuário mais visitado do Brasil e o segundo maior do mundo, que durante o ano recebe milhares de visitantes de vários Estados do Brasil e de outros Países.
Diante desta breve exposição, quero chamar atenção quanto aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado para a escolha do Município que irá sediar o Hospital Regional do Sertão Central.
Na minha concepção, o município de Canindé será altamente prejudicado  pois os municípios que estão aptos a votarem para escolha do Hospital a grande maioria principalmente dos Inhamuns não irão levar em consideração o acesso facilitado bem como a localização geográfica e infra-extrutura do município capaz de sediar o referido Hospital, haja vista que existem fortes indícios de influências politiqueiras envolvendo Deputados, Prefeitos e Vereadores que negociam troca de favores políticos para conquistarem votos ou seja: seria uma eleição com cartas marcadas para beneficiar o Município de Quixeramobim. Outro fato curioso foi a falta de bom senso e lógica quando deixaram de colocar na Macrorregião Municípios que basicamente extremam com Canindé e tem acesso facilitado através das novas CEs recentemente construídas pelo Governador Cid Ferreira Gomes a exemplo de Aratuba, Mulungu, General Sampaio, Tejuçuóca, Apuiarés e etc. Reconhecemos o esforço e dedicação de diversos segmentos de nosso município que estão envolvidos na Comissão que vem trabalhando para conquistar os votos das cidades da região dos Inhamuns, Sertões de Canindé e Sertão Central, inclusive visitando todas as Cidades para realizar reuniões de articulação política para apoio à Canindé. No entanto, observa-se que apesar desta mobilização os resultados não vem sendo animadores, já que os  municípios de Quixeramobim e Quixadá em sua Regional de Saúde concentram 10 Municípios independentemente dos 04 Municípios da Microrregião dos Inhamuns que de forma direta e indireta negociam com Quixeramobim e o restante dos 06 Municípios de nossa Microrregional dividem-se com a Candidatura do Município de Boa Viagem.
Enquanto isso, nós... (Desculpem-me por incluir-me entre vocês. Mas saibam, também, que só me admito nessa remotíssima hipótese de conquistarmos o Hospital Regional com essa eleição direcionada com cartas marcadas, apenas porque amo tanto nossa querida Terra de São Francisco da Chagas de Canindé e por pressentir, por temer que, para nossa cidade, mais uma vez, o “ônus talvez seja maior que o bônus”).
É exatamente nesta hora que devemos nos perguntar: seria justo Canindé perder o Hospital Regional do Sertão Central por não termos um deputado estadual e federal eleito em nossa terra? Por  sermos desorganizados, não termos lideranças e representatividade política de prestígio e credibilidade junto aos governos Estadual e Federal? Por que vendemos os nossos votos por bico de pão? Com a resposta você eleitor que votou nestes Deputados que estão unidos em prol de uma campanha para levar o Hospital Regional para o município de Quixeramobim,  entre outros que nunca trouxeram nada, absolutamente nada para nosso município.
Dentro do processo da democracia é direito de todo cidadão a sua livre escolha! É imperioso se continuar vivendo com o direito ao voto. Mas também é de grande necessidade se avaliar o voto útil.
Se votar em candidatos que  estão unidos para que o Hospital Regional não seja construído em Canindé e que aliás nunca deram uma mão de Cal a nossa pobre cidade  é desperdiçar a liberdade democrática em defesa de interesses mesquinhos, em razão de questões pessoais, desprezando-se o bem coletivo.
 Se Canindé vier a perder O Hospital Regional do Sertão Central vai amargar a falta  deste equipamento eternamente, trazendo consequências drásticas tanto para o município quanto para a sua população e região na área de Saúde Pública. Já imaginaram o impacto econômico, financeiro e social que traria a Canindé e região através da oferta de novos serviços de saúde com novos empregos e empreendimentos diretos e indiretos inclusive possibilitando atividades de pesquisa e Ensino Superior contribuindo de forma significativa para formação de recursos humanos na área de Saúde Pública.
Se for sábio votar em pessoas de outras cidades isto só o tempo dirá. Se este fato nos servir de lição, que fique aqui registrado que é a mais dura lição que Canindé já teve!
Platão dizia e deixou o legado de que: “o homem é um ser político”
Nos  entristece muito, de verdade, saber que, infelizmente os políticos de nossa terra parece que ainda não acordaram para realidade ou não perceberam ainda a riqueza e o potencial que tem nossa Terra. “O Santuário Franciscano mais visitado do Brasil maior das Américas o segundo maior do Mundo”. Canindé tem glorioso passado, posto que foi viveiro de homens ilustres, terra de vultos eminentes no maior relevo da literatura do Ceará com passagem de grandes filhos ilustres. Com passagem dos gloriosos Frades Capuchinhos que foram tão bons e amaram tanto a nossa terra, que ainda hoje se lhes conserva a lembrança querida pelos Frades Franciscanos do Convento Santo Antonio da Paróquia de São Francisco.

Canindé, 21 de Abril de 2011.

 Júlio Cézar Marques Ferreira Lima “ALEMÃO “

24 comentários:

  1. É uma vergonha os Deputados que foram eleitos as custas dos votos de Canindé hoje trabalhando para o Hospital Regional do Sertão Central não vim para Canindé e sim para Quixeramobim.

    ResponderExcluir
  2. estava indo tudo bem, mas foram falar besteira na frente do governador olha o que aconteceu

    ResponderExcluir
  3. Quero corrigir o Alemão não é mas Vereador apesar de ser mas atuante que determinados Vereadores de Canindé.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a opinião do nosso grande Alemão é um homem corajoso pois está falando a verdade. Esperamos que o Governador anule esse processo de Eleição com cartas marcadas.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com a opinião do nosso grande Alemão é um homem corajoso pois está falando a verdade. Esperamos que o Governador anule esse processo de Eleição com cartas marcadas.

    ResponderExcluir
  6. Cadê meu comentário?
    Vou postando novamente.

    SANTA INGENUIDADE!
    Só um político como o Alemão para descobrir agora que há interesse politico nessa escolha, "influência politiqueira" como ele diz. Vê-se se cresce, Alemão. Dá pra ver que em política de gente grande, você nem engatinha.

    ARGUMENTO FOFOCA!
    Em certo trecho da carta diz o vereador Alemão que há nessa nessa história Deputados, Prefeitos e Vereadores negociando troca de favores políticos para conquistarem votos.
    Se você é realmente representante do povo, por que não denuncia e cita os nomes?

    CADÊ A LIDERANÇA?
    Em outro trecho da carta levanta o questionamento se seria justo Canindé perder o Hospital Regional do Sertão Central por sermos desorganizados e não termos lideranças e representatividade política de prestígio e credibilidade junto aos governos Estadual e Federal?
    E você é o quê ALEMÃO, não é uma das lideranças da cidade não?

    A QUESTÃO DO SANTUÁRIO.
    Alemão, até quando você vai vincular RELIGIÃO e POLÍTICA. Para ganhar uma causa desta não fique pensando que o Santuário é argumento. Em vez de recorrer à fé do Governador, esperando que São Francisco interceda, seja um político de verdade e faça acontecer. Pra mim, esta é uma carta de quem está entregando os pontos.

    GLORIOSO PASSADO
    Você e o velho argumento de que Canindé com seu glorioso passado. Não me admira se descobrirmos que toda essa desgraça política de corrupção e desmanto político tenha nascido pelas mãos dessa figuras eminentes e ilustres, puras oligarquias e outros grandes latifundiários que se elegiam à custa de votos de cabresto.
    Você como "historiador" deveria contar a história de Canindé direito.

    ResponderExcluir
  7. Quando será que vai nascer uma liderança política verdadeiramente comprometida com o bem estar de nossa cidade. ano que vem teremos NOVAS ELEIÇÕES, porém, provavelmente os personagens serão os mesmos. E Canindé continuará sendo uma cidade sem desenvolvimento e sem estrutura. Votei nesse prefeito que aí está, quanto arrependimento, pois esse daí, com certeza, já pode ser considerado O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE CANINDÉ.

    ResponderExcluir
  8. NÃO DIGAM ISSO COM O ALEMÃO, ELE SEMPRE CONTOU A HISTÓRIA DE CANINDÉ CORRETAMENTE SEM PULAR NENHUMA VIRGULA.

    ResponderExcluir
  9. VAMOS RESGATAR UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS E DE NOSSO CANINDÉ.


    Entre os anos de 1967 a 1981, quem mandava e fazia acontecer na política de Canindé eram os maiores e mais respeitados políticos que eu já conheci na terra de São Francisco de Canindé, ou seja, os Srs. Luciano Campos de Magalhães, líder estudantil, Vereador por Fortaleza, Candidato a Prefeito por Fortaleza e Deputado :Estadual pelo Ceará cassado pelo Golpe Militar de 1964 justamente por defender os ideais do Presidente João Goulart, Francisco Cordeiro Campos, Prefeito de Canindé no período de 1971 a 1972 e Vice-Prefeito de Canindé de 1977 até sua morte, Joaquim Magalhães Filho, Prefeito por três vezes em Canindé e Vice-Prefeito de Canindé , no período em questão, foi Prefeito entre 1977 até 1981(ano de seu falecimento) e Antônio Weber Magalhães Monteiro, Prefeito no período de 1967 até início de 1971 .

    Apesar de fazer parte da oposição aos governos estadual e municipal num momento bastante conturbado da política brasileira, esses ilustres canindeenses trouxeram bastante benfeitorias para a população canindeense.

    Era uma época que víamos as coisas acontecerem. Chegavam as primeiras agências bancárias na cidade. O BNB veio com incentivos da Prefeitura de Canindé que comprou ações do BNB que mais tarde foram vendidas com um lucro significativo para o município de Canindé. Para o Banco do Brasil, a Prefeitura cedeu a sua própria sede(onde funciona hoje a Galeria Frei Lucas Dole), para que este estabelecimento bancário começasse a funcionar na cidade.

    O Hospital São Francisco e a Cooperativa Agropecuária de Canindé, que durante muito tempo prestou relevantes serviços aos agropecuaristas canindeenses, foram iniciados através de mov mentos comandados por aqueles senhores ilustres de nosso Canindé.

    Lembro-me muito bem do ano de 1969, quando a Prefeitura de Canindé adquiriu a primeira Patrol para melhoria das estradas que ligavam os distritos de Canindé à sede do município de Canindé, para que os agropecuaristas pudessem melhor escoar sua produção.

    Também, naquela época aqui em Canindé, a educação era bastante valorizada. Que testemunhem as professoras daquela época.

    Em 1964, na época do Golpe Militar, quem estava no poder era o Presidente João Goulart que defendia a seguinte reforma agrária: terras com mais de 600 hectares seriam desapropriadas e redistribuídas à população pelo governo. Neste momento, a população agrária era maior do que a urbana.

    Aqui em Canindé, um fato marcou bastante a história da reforma agrária no país. Houve um conflito entre agricultores cujo líder foi o Sr. Pio Nogueira e um grande latifundiário da região onde ocorreram mortes dos dois lados. Este fato provocou o envio de tropas federais para Canindé. Logo após estes acontecimentos, houve a 2ª desapropriação de terras no Brasil para fins de reforma agrária que aconteceu aqui no município de Canindé.

    Fiz este comentário sobre o golpe militar de 1964 só para contestar a versão do conterrâneo das 21hs e 21mim (será mesmo, pois parece que não conhece a história do município ou está querendo deturpa-la) de que os ilustres conterrâneos eram todos latifundiários e defendiam os interesses dos mesmos, mostrando que o seu líder maior, o Sr. Luciano Magalhães, estava do lado do Presidente João Goulart que defendia a reforma agrária e foi deposto pelo regime militar. E, também, para fazer justiça a todos os canindeenses daquela época que comungavam e lutavam pelos mesmos ideiais daqueles líderes canindeenses.

    Agora, pergunto ao Sr. Anônimo da 21 horas. e 21 minutos, como é que um dos maiores líderes da política canindeense defende os interesses dos latifundiários, se o mesmo foi presa pela ditadura militar e teve seu mandato de deputado cassado justamente por defender os ideais do Presidente João Goulart que defendia a reforma agrária e foi destituído do poder pelo militares justamente por este fato?

    ResponderExcluir
  10. Querem renovação política em Canindé?? pois quando alguém que nunca foi candidato se candidatar acreditem e votem, porque toda vida é a mesma coisa, pedem por renovação, mas na hora de votar o povo vota nos mesmos de sempre...

    ResponderExcluir
  11. O que eu sei é que O CANINDÉ NÃO AGUENTA MAIS. Chega de tanta mentira e tanta falsidade. Valei-nos São Francisco das Chagas, que é o que o Canindé ainda têm de Bom. Vamos juntos fazer uma corrente positiva e MUDAR VERDADEIRAMENTE O CURSO TRÁGICO QUE ESTA CIDADE ESTÁ TOMANDO. Louvado seja DEUS.

    ResponderExcluir
  12. SALVE RAINHA


    Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
    Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
    A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
    A Vós suspiramos, gemendo e chorando
    neste Vale de Lágrimas.
    Eia, pois, advogada nossa
    Esses Vossos olhos misericordiosos
    A nós volvei!
    E depois desse desterro,
    Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
    Ó Clemente,
    Ó Piedosa,
    Ó Doce Sempre Virgem Maria.
    Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
    Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Sabe que o Alemão Tinha razão, se não fosse a iniciativa dele questionar a politicagem sobre a eleição para escolher onde deve ser construido o Hospital Regional. Os Prefeitos de Quixadá e Boa Viagem não teriam se unido a Canindé para questionar junto ao governador.

    ResponderExcluir
  14. Júlio Cézar Marques Ferreira Limaquarta-feira, 27 de abril de 2011 às 19:12:00 BRT

    Não provoque o ALEMÃO voçê precisa conhecer porque ele disse que Canindé teve filhos Ilustres. 10/Novembro/1848 - fonte PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
    Canindé: (Nascimento) Martinho Rodrigues de Souza, professor, advogado provisionado, republicano, deputado, jornalista (fundou A Pátria e trabalhou na Constituição, O Norte e O Estado. Radicado no Amazonas, (falecimento) Porto Artur (Alto Purus) a 10 de agosto de 1905.
    06/Janeiro/1861 - fonte PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
    Canindé: (Nascimento) Pompílio Cruz, bacharel em Direito (Recife, 1885), professor, membro do I Congresso Constituinte Cearense, jornalista, jurista. Publicou: A Legenda de Ouro, sobre o fim do governo Acióli (Fortaleza, 1912). Foi. diretor da Escola Normal. (falecimento) em 1922.
    15/Fevereiro/1867 - fonte PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
    Canindé: (Nascimento) Augusto Cordeiro da Rocha, jornalista, genealogista, professor, autor de numerosos estudos sobre Canindeenses Ilustres e Santuário de São Francisco de Canindé. Fundador do Grêmio Literário Afonso Celso, em sua cidade natal. Sócio correspondente do Centro Cearense do Rio de Janeiro. (falecimento) em 23 de setembro de 1923.
    16/Outubro/1884 - fonte PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
    Canindé: (Nascimento) Cruz Filho, professor, inspetor escolar, Diretor-Geral da Secretaria do Interior e Justiça (governo Justiniano de Serpa.), secretário da Faculdade de Direito, poeta, historiador, ensaísta, contista. Ocupou a cadeira n.° 39 da ACL, patronímica de Araripe Júnior. Príncipe dos Poetas Cearenses, em substituição ao Pe. Antônio Tomás. Publicou: Poemas dos Belos Dias (1924), Pequena História do Ceará (1931), O Soneto, monografia (Organização Simões, Rio de Janeiro, 1961), História de Trancoso (1971), (falecimento) em Fortaleza em 24 de agosto de 1974.
    Não sei se o caro amigo anônimo ficou satisfeito em saber que Canindé teve e ainda tem filhos ilustres portanto não me provoque basta sair do anônimato que irei lhe convecer que Canindé tem gente da gente.

    ResponderExcluir
  15. vamos acabar com essa brincadeira de história, canindé precisa é sair do buraco

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo, a história é importante, para que possamos conhecer os erros do passado e não cometê-los mais.

    Se alguém quer esconder o passado , só deve ser em virtude de querer esconder alguma coisa.

    ResponderExcluir
  17. Vamos conhecer o nosso passado e tentar imitar um pouco os japoses. Os japoneses imitaram tudo de outros culturas que deram certo. Eles sobreviveram a duas bombas atômicas ,vários tsunamis e vários terremotos.

    Já diz o ditado:

    "Não há truque nem magia,
    Bola de cristal ou bruxaria,
    É tudo uma questão de prática e habilidade
    E exercício em quantidade."

    ResponderExcluir
  18. Nós precisamos saber o que deu certo e o que deu errado no passado para não repetirmos os mesmos erros e, de outra forma, aplicarmos agora o que deu certo no passado.

    ResponderExcluir
  19. A Lenda do Hyoku
    Segundo uma lenda milenar existiu um espécie de pássaro muito especial no Japão que se chamava Hyoku. Os antigos guardavam sua história como uma verdadeira lição para os homens de qualquer época.
    E, segundo essa lenda, o Hyoku era um pássaro que nascia apenas com uma asa. Assim, desde o instante do seu nascimento, ele buscava encontrar sua outra metade para unir-se a ela, se completando para conseguir sua realização de pássaro: Voar.
    Porque enquanto ele não encontrava sua metade, ele não chegava a ser efetivamente um pássaro, apenas meio. A lenda de Hyoku traz, por isso uma lição profunda para todos nós: “A de que um ser só é completo, quando é metade de alguém”.
    Pena que ao contrário do Hyoku, muitas pessoas ao invés de buscar a metade que as realize, acabam na ilusão do poder, do egoísmo, do egocentrismo reduzindo sua vida ao meio.
    Incapazes de se darem a alguém, não conseguem nunca se completar como seres humanos de fato. Passam pela vida sendo apenas metade de gente.

    Ditado inca " Existem três caminhos: o certo, o errado e o do coração. O caminho certo nem sempre é o certo;

    O caminho errado nem sempre é o errado;

    O caminho do coração é sempre o caminho do coração".

    Portanto siga seu coração.

    ResponderExcluir
  20. sei que tivemos filhos inlustres que realmente lutaram pelo nosso município e que fazem falta hoje. mas temos que lutar mais uma batalha contra aqueles que ferem o coração da nossa querida cidade, milagrosa e pura que não merece esses acontecimentos que esfacelam o seu coração e o nosso cada vez + . alguém aparecerá para nos livrar tenho certeza. amo minha cidade (canindé) com todas as letras e fico triste com o que vejo

    ResponderExcluir
  21. A história pertence a todos e tem vários lados

    Analisemos os anos áureos de Canindé: 1967 a 1981, ou seja, 14(quatorze) anos da parte significativa da nossa história.
    O mandado do prefeito Antônio Weber Magalhães Monteiro (1967 até início de 1971) e de Joaquim Magalhães Filho 1977 até 1981, somam exatamente 14(quatorze) anos de poder, e se somarmos mais 8(oito) anos do Antônio Glauber Gonçalves Monteiro, mais recentemente, sobe para 22 anos.
    Não é muito tempo para uma mesma família estar no poder? Tem ou não sintomas de uma Oligarquia. Quem dessas famílias vivem mal hoje? Mas o povo...
    Quando ao BNB. O amigo anônimo das 00:01 min do dia 27 de abril, diz ter havido um lucro significativo. O que fizeram com o lucro significativo da venda das ações do BNB. Desculpe-me contrariá-lo, mas também era uma época em já não que se viam as coisas acontecer. Se eram tempos tão bons, por que levaram dois anos para se conseguir uma patrol?
    1977 até 1981. Como é que Joaquim Magalhães Filho foi prefeito por três vezes, se nesse intervalo temos apenas 4(quatro) anos? Quando tempo durou cada mandato? Será que nessa época já havia o costume de hoje, do entra-e-sai de prefeito na prefeitura.
    Outra coisa, o senhor anônimo da 00:01 diz ter havido um conflito contra latifundiários em Canindé pelos nossos líderes partidários de João Goulart, que defendia a reforma agrária. Por que ninguém se manifestou antes disso, antes de João Goulart assumir o poder?
    Como diz o amigo anônimo das 00:01 min do dia 27 de abril: “mandava e fazia acontecer” na política de Canindé eram os maiores e mais respeitados políticos que “ele já conheceu” na terra de São Francisco de Canindé.
    Esse é um ponto de vista puramente pessoal e emotivo, nada científico, assim como eu poderia dizer que o Cláudio Pessoa é um dos maiores políticos que “eu já conheci”.
    Acho que o ninguém quer deturpar a história, como diz o sr. Anônimo das 00:01 min, como ninguém é dono da história. O interessante da história é que existem vários ângulos para se observar. Assim foi com o descobrimento do Brasil e outros fatos.
    Agora, além dos políticos, não se pode crer que alguém queira mandar na história na história de Canindé, sendo o único guardião dos fatos que todo mundo é capaz de relatar e interpretar.

    ResponderExcluir
  22. Cabeção diz: Esse Alemão que escreveu essa carta e falou do atraso em Canindé é o mesmo que fez a maior confusão anos atrás com a Fábrica de Calçados até a mesma ir embora do município deixando milhares de canindeenses desempregados? Se for o mesmo não tem nenhuma moral para falar de ninguém, pois o que ele fez os canindeenses não perdoam.

    ResponderExcluir
  23. Por favor, informar-me como conseguir informações sobre meu avo Manoel Guedes Corrêa Gondim, nascido nessa cidade.

    ResponderExcluir
  24. É triste ver uma cidade como Canindé tão mal administrada, a população cresce cada dia mais. E não tem direito a uma vida digna... Precisei sair de Canindé para poder trabalhar, pois aí nao tive nenhuma perspectiva de uma vida melhor, só via aquela politicagem nojenta cada um querendo o poder para se dar bem. Politicos acordem! Trabalhem por essa cidade com respeito, pois vocês são os representantes desses povo.

    ResponderExcluir