O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará publicou no diário oficial no último dia 3 de Fevereiro decisão em que aprova o rezoneamento de algumas zonas eleitorais do estado, sendo inclusos na decisão os municípios de Caridade e Paramoti que fazem parte da 33ª Zona Eleitoral.
De acordo com a Resolução do TRE, foram realizados estudos que indicam ser conveniente a transferência de zonas eleitorais sediadas em municípios com baixa densidade eleitoral, viabilizando-se sua instalação nos municípios com maior eleitorado – por meio do desmembramento das zonas já existentes –, sem que tal circunstância implique alteração no quantitativo de juízos eleitorais no Estado.
A medida também atende a necessidade de adequação da estrutura administrativa da Justiça Eleitoral do Ceará à nova realidade demográfica do Estado, como premissa para uma maior efetividade dos serviços eleitorais.
De acordo com informações do chefe do cartório eleitoral da 33ª Zona Agripino Nunes, a sede do novo cartório será em Caridade e que as mudanças deveram acontecer no prazo de 180 dias.
Com a decisão da justiça, a 33ª Zona Eleitoral será composta pelos municípios de Canindé e Itatira, sendo que o eleitorado dos municípios de Caridade e Paramoti permanecerão sendo atendidos em Canindé até a regularização da nova decisão.
O atual eleitorado dos municípios que serão desmembrados da 33ª Zona é de 25.617, sendo 10.239 em Paramoti e 15.378 em Caridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário