O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), executa desde 2011, o Projeto “Casa Digital do Ceará”, que é responsável por implantar espaços públicos destinados a inclusão digital do agricultor rural e a capacitação de agentes comunitários rurais, através de uma metodologia própria denominada de Gestão Compartilhada do Campo.
Além dos equipamentos de informática, todas as casas digitais em parceria com MDA e a SEJUS dispõem de uma biblioteca rural do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com acervo de 200 exemplares nos gêneros infantis, juvenis e adulto, didáticos e de pesquisa, contextualizados com o meio rural.
Segundo a coordenadora das Casas Digitais e da Arca das Letras, Sandra Bandeira, neste ano(2015) em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) o Projeto Casas Digitais está realizado a alfabetização no computador, trazer o adulto para contribuir com agente comunitário “Precisamos conscientizar todos dos adultos contribuírem com a gestão do Projeto junto ao jovens e crianças.” conclui.
O contato virtual ajudou no desenvolvimento da zona rural, levando novas oportunidades de conhecimento e fonte de renda para os moradores. Além disso, o acervo do Programa Arca das Letras leva até as crianças o incentivo a leitura.
Hoje no Ceará, existem 120 Casas Digitais, levando até a zona rural a capacitação de novos protagonistas no campo.
Fonte: SDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário