A arte do bordado transformada em uma alternativa de emprego e renda para internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa.
Este é o objetivo de um novo convênio que a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) firma, nesta segunda-feira (11), uma parceria com a marca Fill Sete, empresa cearense de jeans conhecida por apresentar peças trabalhadas com grafite, rendas e etc.
A assinatura do convênio ocorre, às 9h, no presídio feminino (KM 27 da BR-116), com a presença do secretário Hélio Leitão e dos sócios da marca, Thaty Rabelo e Adriano Mota.
Com a assinatura do convênio, a marca irá contratar cinco internas que trabalharão em uma linha de produção da empresa instalada dentro da unidade prisional. As artesãs serão responsáveis por bordar as peças da empresa. Com o trabalho, além da remuneração, as internas são beneficiadas com a remição da pena, para cada três dias trabalhados, um é abatido da pena.
A Sejus, dentro do projeto “Cadeias Produtivas”, busca levar a industrialização para dentro das unidades prisionais. No IPF já funcionam linhas de produção das marcas Famel e Colmeia. Na Penitenciária Francisco Hélio Viana, está em fase de instalação uma linha de produção de pães congelados.
E a parceria entre Sejus e Fill Sete não deve parar no IPF. A marca cearense já desenvolve um projeto de estímulo ao grafite como manifestação artística e formação profissional: o “Grafitando Emoções”. A partir do projeto, a empresa passa a apoiar o projeto já desenvolvido pela Sejus de ensinar grafite aos internos do sistema prisional.
Fonte: Governo do CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário