quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dom Sérgio da Rocha é eleito novo presidente da CNBB


O arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, foi eleito na manhã da última segunda-feira, 20, como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

O arcebispo de Brasília e novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984.

Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP), pelos bispos ordenantes dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, dom Joviano de Lima Júnior e dom Bruno Gamberini.

Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília.
Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

No período entre2002 e 2007 o bispo foi membro da Comissão para Doutrina da Fé da CNBB, secretário do Regional Nordeste 1, e bispo referencial para a Pastoral da Juventude e Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1.

Já entre 2007 e 2011 dom Sérgio foi bispo referencial para o Ensino Religioso e para os Presbíteros no Regional Nordeste 4, presidente da Comissão para o Seminário do Regional Nordeste 4, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, além de representante do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM. O bispo foi representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização em 2012 e atualmente é presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e membro do Conselho de Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário