domingo, 16 de junho de 2013

Adutoras vindas do açude Escuridão ou mesmo do açude Transval surgem como opção para garantir abastecimento d'água para Canindé


Nos últimos dias, na sede da Procuradoria-Geral da Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, reuniram-se no gabinete da Dr. Vanja Fontenele Pontes, Procuradora de Justiça; a Dra. Lucy Antoneli Domingos, Promotora de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canindé; e os Vereadores Pedro Mirialdo, Chico Justa, Júlio César Alemão e representantes da COGERH que na ocasião apresentaram o cenário preocupante acerca da capacidade hídrica dos açudes que abastecem a população de Canindé, os açudes São Mateus e Sousa, que estão com sua capacidade reduzidíssima.

Os representantes da COGERH fizeram um panorama da capacidade hídrica sobre a real situação do volume dos açude Sousa, São Mateus, Escuridão e Transval, através de batimetria que apresentam considerável redução do volume de água dos referidos açudes. Açude Souza – colapso estimado para meados de setembro de 2013; Açude São Mateus – colapso estimado para meados de novembro de 2013. Esta previsão dependerá ainda de racionamento em torno de 40% do consumo mensal, a ser viabilizado pelo SAAE, caso contrário o colapso poderá ser antecipado.

Para solucionar o problema, os profissionais da COGERH sugeriram, como opção, a construção de uma adutora vinda do açude Escuridão ou mesmo do açude Transval, na Zona Rural do município, o que resolveria e garantiria o abastecimento d’água para Canindé.  Neste sentido a COGERH enviará proposta técnica ao Governador do Estado do Ceará até o dia 21 do corrente mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário